Agricultura de Ibiara aumentou de 150 para 500 número de beneficiário do Garantia Safra.

Em uma região castigada por constantes secas, sacrificando duramente o agricultor, o Garantia Safra é uma ação importante para amenizar as dificuldades de quem perdeu tudo por conta da estiagem, que foi uma realidade deste e do ano passado.

Em função disso, a Prefeitura de Ibiara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está ampliando o Garantia Safra, um programa que oferta ao homem do campo que perdeu sua lavoura um seguro financeiro de quase 800 reais e que é uma parceria entre município, estado e Governo Federal.

Mas, para que os agricultores sejam beneficiados, é preciso que a Prefeitura assine sua adesão ao programa e pague todos os aportes exigidos. Este mês, por exemplo, 443 agricultores de Ibiara vão receber a última parcela do Garantia Safra 2011/2012, um dinheiro importante para as famílias do campo e que será ampliado em função do aumento de beneficiários na adesão deste ano, que também foi seco.

Para o Garantia Safra 2013/2014, que terá um aumento expressivo de trabalhadores rurais beneficiados, a Prefeitura fez a adesão e já depositou sua contrapartida, que é de R$ 28,50 para cada cadastrado no programa, totalizando um gasto superior a 13, 5 mil reais. “Além de manter o Garantia Safra, a atual gestão municipal também ampliou o número de beneficiários, que passou de 150 para 500 este ano”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Josival Simão (foto).

Segundo ele, com relação ao Garantia Safra deste ano, além da contrapartida do município já ter sido garantida, os laudos técnicos da Emater atestando a perda total da lavoura também já foram concluídos, faltando agora somente, segundo o secretário, a liberação do pagamento, que é dividido em parcelas.

Outra importante ação que está sendo desenvolvida em prol do homem do campo é a recuperação das estradas municipais. Com maquinário próprio, a Prefeitura já concluiu mais de 40% dos 375 quilômetros de estradas do município. “Melhorar as estradas é importante para o homem do campo escoar sua produção agrícola e animal com facilidade”, comentou o secretário.

Folha do Vale

About Unknown

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.