Classificados

SURGEM OS PRIMEIROS REQUERIMENTOS DE 2015. LEIA!


A primeira Sessão ordinária da Câmara Municipal de Conceição do ano de 2015,sob a Presidência do Vereador Flavio Mangueira  que aconteceu no último dia 9 de janeiro, foi marcada pela apresentação de requerimentos e um clima de união e harmonia entre os parlamentares.

A abertura se deu às 09:30hs com os procedimentos de praxe com a leitura da ordem do dia e a ata da reunião da sessão anterior pelo Vereador/ Primeiro Secretário Dr. Edvaldo Vieira que quebrou o protocolo e evitou a leitura mas se predispôs a fazê-la caso houvesse necessidade.

Foram apresentadas condolências as famílias de vários filhos de Conceição falecidos no decorrer da quinzena anterior e todos serenamente rezaram uma oração em sinal de respeito e consideração.


A apresentação dos requerimentos feita pelo Vereador. Edvaldo Vieira Ramalho, teve a seguinte ordem:
Requerimento: 003/2015 do Vereador José Ivan Xavier Juca;
Requerimento: 002/2015 do Vereador Edvaldo Vieira Ramalho;
Requerimento: 001/2015 do Vereador Edvaldo Vieira ramalho;
Foram solicitadas correções na ata da reunião anterior e prontamente acatadas pelo Presidente Flavio Mangueira.

Com relação ao informativo resumido, publicado de forma pioneira pela Diretoria de Comunicação, aconteceu um pequeno desentendimento entre os parlamentares-mirins onde o mais efusivo foi o Vereador/Primeiro Secretário Dr. Edvaldo Vieira que, com relação a sua fala, citou ser proposital e maldoso o teor e do resumo informativo elaborado pela Diretoria de Comunicação com o intuito de mostrar a população, a base dos discursos de todos e situar os vereadores do que aconteceu na reunião anterior. 

O documento não se trata de uma ata, e sim de um informativo baseado nas gravações e anotações aprovado previamente pelo Presidente Flávio Mangueira e divulgado durante a semana nos meios de comunicação disponíveis na Câmara Municipal (Portal Conceição Online e Conta no facebook) e relata sínteses do foi falado e debatido sem calúnias ou textos tendenciosos que possam macular a fala dos nossos legisladores o que foi corroborado pelo vereador Luis Paulino quando fez a leitura da SEÇÂO I DAS ATAS no Art. 207. Do Regimento Interno.
Dirimidas as dúvidas e devidamente esclarecidas as diferenças entre o informativo e a ata, o Presidente Flavio Mangueira deferiu os requerimentos e facultou a palavra aos Vereadores:

O Vereador/Primeiro Secretário Dr Edvaldo Vieira começou pedindo providências ao Governo do Estado sobre o atraso de 3 meses do dinheiro do SAMU e que seu requerimento feito a Secretaria de Saúde do estado pela até internet, não foi atendido até aquela data. 
Solicitou do Prefeito Nilson Lacerda o engajamento no corte de terras dos agricultores, se preocupou com a empresa de fornecimento de energia e formalizou em requerimento verbal os documentos, alvarás e legalidade da torre demonstrando o cuidado com a emissão de radiação e a provocação de doenças aos moradores da região onde se encontra. 

Deixou claro que quer providências com relação a documentação da ENERGISA e da CAGEPA, questionou a demolição da quadra esportiva da Escola Maestro José Siqueira, solicitou ao DER sobre os requerimentos já apresentados anteriormente sobre o recapeamento das estradas estaduais no nosso município, fez menção as rampas de acessibilidade para cadeirantes deficientes físicos e idosos em diversos locais da cidade. Parabenizou as Vereadoras Marizete Prudencio e Dior Sabino, assim como as mulheres da nossa cidade e encerrou com a exclamação de igualdade entre homens e mulheres.

Pela ordem o vereador Humberto Soares, demonstrou felicidade com as chuvas caídas recentemente, parabenizou as mulheres da sua vida que são a sua família e fez menções elogiosas as Vereadoras Marizete Prudêncio e Dior Sabino e parabenizou todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher Fez comentário sobre o acidente envolvendo o radialista George Luis e se mostrou solidário a ele e a toda a família, reiterou os serviços prestados pelo Radialista George Luis a nossa comunidade, confirmou a sua visita ao mesmo na cidade de Cajazeiras-PB na mesma data do acidente. 

Cobrou do DER a sinalização do local do acidente e colocação de proteção com relação a entrada que leva ao povoado do Video que não tem a cobertura com asfalto ou calçamento dentre outras. 
Falou sobre o perigo na armação dos equipamentos sonoros das bandas que tocam na Praça da Glória e que presenciou a iminência de um grave acidente com a rede elétrica de alta tensão e pediu em requerimento verbal as providências cabíveis. Mencionou carinhosamente o “Beco da Pimenta”, pediu a revitalização e a proibição do tráfego de motos no local.

Adiantou que levará aos seus pares o projeto para a concessão de título de Cidadão Conceiçãozense de um amigo conhecido na cidade como “Careca”, cujo nome, não tivemos acesso.

Uma intervenção carinhosa do Vereador/ Presidente Flavio Mangueira, convidou as duas vereadoras da Casa Salustiano Leite, Marizete Prudencio e Dior Sabino para distribuírem entre as mulheres presentes, chocolates, como uma atitude singela e especial pela comemoração do dia Internacional da Mulher, ao som da mensagem produzida pela Diretoria de Comunicação, narrada pelo comunicador Edomário de Lucena e editada pelo técnico e jornalista Ricardo Dantas.

Em seguida a Vereadora Dior Sabino o fez uso da Tribuna, começou agradecendo ao Presidente Flavio Mangueira a homenagem simples mas que não deixou a desejar, agradeceu a citação do Vereador Humberto Soares pela homenagem feita a ela em sua fala e em seguida com fez um requerimento verbal para que o Prefeito Nilson Lacerda mobilize uma equipe para providenciar uma fiscalização nas ruas para localizar os buracos existentes nas vias públicas da cidade e até citou um acidente ocorrido minutos antes que ela mesma presenciou e que foi provocado por uma galeria antiga que se rompeu em uma rua próxima a principal avenida da cidade e aproveitou a oportunidade para enaltecer o Prefeito Luiz Gomes de Sá que foi o homem que construiu as galerias na cidade de Conceição.

Voltou ao seu requerimento e pediu uma operação “Tapa Buracos”, em caráter de urgência urgentíssima, permitiu o aparte ao Vereador Luis Paulino que se solidarizou ao seu requerimento e demonstrou sua preocupação também com a preservação das galerias da nossa cidade, o que foi reforçado pelo Vereador Vicente Ramos, que chamou o que vê, “de falta de cuidado com a cidade.” Dior Sabino encerrou sua intervenção citando um fato ocorrido em 1857 onde centenas de mulheres foram queimadas vivas por reinvidicarem melhores condições de trabalho. Fez uma bela mensagem a todas as mulheres e parabenizou a sua mãe, suas irmãs, suas filhas e todas a mulheres do município.

O Vereador José Ivan Juca também apresentou sua manifestação de felicitações a todas as mulheres, falou sobre a violência contra elas e lembrou que as mulheres devem ser tratadas com carinho e respeito. Como homem do campo, manifestou a felicidade pelas chuvas que caíram recentemente e agradeceu a Deus pela providência. Pediu ao Presidente Flavio Mangueira para enviar a Promotoria de Justiça da nossa cidade para fiscalizar o fornecimento de água na cidade e criticou com veemência a qualidade da água, conclamando a todos o não pagamento das contas de água por parte da população, embasadas por decisão judicial, se solidarizou com a fala do Vereador Edvaldo Vieira e da vereadora Dior Sabino. 

Pediu que seja enviado oficio ao Secretário de Saúde do Estado da Paraíba para que resolva o problema da medicação básica para diabetes, colesterol e triglicerídeos seja resolvido, pois a medicação não está chegando ao nosso município e que até a medicação destinada para Conceição, foi enviada a outra cidade. Também lembrou o Prefeito Luiz Gomes e falou das galerias e da cidade e que as mesma necessitam de reformas e limpeza para evitar o risco de inundações e rompimento das canalizações.

O vereador Luis Paulino, parabenizou as vereadoras, funcionárias, sua mãe e sua filha pelo Dia Internacional da Mulher, sua esposa Fátima também pelo aniversário e foi ao trabalho criticando duramente duas empresas que prestam serviços a nossa cidade e no estado da Paraíba de forma precária e citou: “Uma é a ENERGISA que nada tem feito para fornecer a energia de qualidade ao município e a outra é a CAGEPA que sequer tem o tratamento adequado para a água que é consumida pela população” e requereu ao Presidente Flavio Mangueira, a mais audaciosa petição do dia: uma audiência pública com representantes da ENERGISA E CAGEPA, envolvendo todas as autoridades da cidade. Reiterou o pedido ao Presidente que ajude de forma pessoal usando sua influencia em João Pessoa. Permitiu o aparte ao vereador Vicente Ramos que deixou claro que a construção da adutora que liga o açude do Condado ao da Ladeira não existe; a Vereadora Dior Sabino que afirmou que já havia feito esse pedido e nunca recebeu resposta sobre a suspensão do pagamento da água e ao vereador José Ivan Juca que se aliou ao seu requerimento fornecendo informações adicionais para a confirmação mais incisiva do audacioso e corajoso Vereador Luis Paulino; ao Presidente Flavio Mangueira aproveitou o ensejo e o raciocínio e demonstrou sua preocupação com relação ao fornecimento de água e sugeriu uma decisão radical e a criação de uma comissão suprapartidária. O Vereador Luis Paulino continuou sua fala e conclamou a todos os vereadores uma visita aos açudes do condado e Ladeira para levar ao conhecimento da Superintendência da CAGEPA. Reiterou o seu requerimento sobre o a federalização das PBs 361 e 400, feito por ele e ainda não atendido. Requereu o fornecimento de grãos por parte da CONAB, que não está chegando ao nosso município, se solidarizou a operação “Tapa Buracos” requerida pela vereadora Dior Sabino e pediu o apoio dos seus pares na sua empreitada. Lembrou o projeto de lei da sua autoria sobre a municipalização do Trânsito em nossa cidade. Por fim, parabenizou o vereador Vicente Ramas pela eleição como Presidente do Sindicato Patronal dos Agricultores de Conceição.

A Vereadora Marizete Prudêncio, fez uma mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com uma mensagem simples, porém significativa e alertou para a situação em que se encontra o Terminal Rodoviário de Conceição. Pediu providências no sentido de restaurar e restabelecer o deslacre dos sanitários daquele local.

 O Vereador Vicente Ramos saudou a todas as mulheres, agradeceu ao Vereador Luis Paulino as felicitações e anunciou oficialmente sua eleição para Presidente do Sindicato Patronal dos Agricultores. Falou sobre a destruição do patrimônio histórico da cidade e citou como exemplo o prédio onde funcionava a USEC (União Social do Estudante de Conceição). 

Solidarizou-se com o seu companheiro Vereador Luis Paulino com relação a CONAB e quer abranger o problema a níveis federais pois, segundo ele, a nossa região é a mais penalizada. Ressaltou a ação policial desencadeada em toda a Paraíba e parabenizou a cúpula da policia civil que trouxe tranquilidade para todos. Apresentou um requerimento sobre o nome do PSF da Mata Grande que é o nome do patriarca da família Benigno e agradeceu ao Vereador/Primeiro Secretário Edvaldo Vieira por retirar o seu requerimento que mudaria o nome do citado PSF, prevalecendo dessa forma, a gentileza, atenção e respeito do Vereador Edvaldo Viera, que com essa atitude enobrece o relacionamento entre os legisladores da “Casa Salustiano Leite”.
Incontinenti, o Vereador/Presidente Flavio Mangueira alertou a todos para uma reunião positiva e harmoniosa, operante e sem partidarismo, elogiou a todos os vereadores e visualizou que o poder de Deus guiará os trabalhos na Câmara Municipal durante o seu mandato que serão transparentes e voltados ao bem estar da população.

Ratificou o requerimento do Vereador Luis Paulino e afirmou que a Câmara Municipal tem recursos para descolar os vereadores até a capital do estado para o encontro com o Superintendente da CAGEPA e que fará o possível para realizar esse encontro. Em seguida encerrou a sessão.

Ângelo Leite
Diretor de Comunicação.
Fotos Ricardo Dantas

About Unknown

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.