A cidade de Boa Ventura foi palco de uma manifestação
feita por estudantes, professores e pessoas da comunidade, que querem a
construção de um novo grupo escolar exatamente no local onde existe a
escola João Cavalcanti Sula. A nova escola será padrão, com arquitetura
moderna e segue os padrões do conforto e comodidade para os que estudam e
trabalham, bem como para toda a população.
A verba já esta na conta do Estado, segundo informou o diretor da
Sétima Região de Ensino, professor Josias Tolentino. No entanto, ha um
impasse criado dentro do próprio município por pessoas que estão lutando
para que essa verba seja para uma reforma da escola atual, que foi
construída na década de 50, e segundo engenheiros que estiveram no
local, a estrutura do prédio esta comprometida.
A verba é de origem do Governo Federal, através do
Programa de Ensino Médio Inovador ( PROMOEMI), e só pode ser usada no
construção e não em reformas. Segundo informações que o blog obteve nos
últimos dias, o Governo do Estado deu um prazo até hoje, 02, para que
esse impasse seja resolvido e o dinheiro seja destinado para Boa
Ventura, já que alguns municípios da região também tem interesse nessa
verba, para a construção de escola padrão.
Há uma proposta no sentido de que o Estado fique com a
escola do Município, no caso o Emília Diniz, e o Município passaria a
ficar com o grupo João Cavalcanti Sula, mas a proposta está sendo
recusada por vários motivos, e um deles é que o Sula está comprometido e
o Município não tem recursos para demolir e construir um novo.
Outro problema na cidade é que na zona urbana o município não dispõe de
terras para doar ao Estado. Não existe um terreno apropriado para
receber uma estrutura dessa nova escola padrão, que exige um terreno de
100 por 80 de comprimento. E outra: a construção precisa começar logo,
visto o município ter pedido de volta ao Estado as dependências da
Escola Emília Diniz, e a verba tem que sair da conta para a construção.
E diante desse impasse e com medo de perder a verba, os estudantes
estão temerosos com a situação e ganharam às ruas para pedir ao Governo
do Estado que faça a demolição do velho grupo e construa uma nova
escola.
s estudantes também fizeram um abaixo-assinado com mais de mil
assinaturas de pessoas da comunidade, que será entregue ao responsável
pela Sétima Região de Ensino, em Itaporanga, para endossar os apelos de
uma nova escola.
Fonte: Diamante Noticias com delcides brasileiro

0 comentários:
Postar um comentário