Triunfo: Festa do Menino Deus começa no dia 15 de dezembro.

A paróquia do Menino Deus, em Triunfo, celebra de 15 a 25 de dezembro a festa do seu padroeiro Menino Deus.


A programação contempla tanto a parte religiosa, como a parte social. Durante o período da festa, haverá despertar festivo, Ofício Divino das comunidades (15 – 23), caminhada e hasteamento da bandeira, celebrações e barracão ao lado da Matriz.




A festa do Menino Deus é uma das mais belas do sertão da Paraíba. Todos os anos a cidade recebe inúmeros visitantes, seja para pagarem suas promessas, com as tradicionais vestimentas de cor rosa, ou para prestigiarem essa belíssima festa.



História
Um fato religioso de grande importância ocorreu na história de Triunfo em 1864, quando houve uma epidemia de cólera em toda a região. Um beato, conhecido como Caboclo Manoel Bernardo temendo que a doença atingisse a localidade recorreu ao Menino Deus e fez uma promessa de que se o lugarejo fosse poupado daquela calamidade, ele ergueria uma pequena capela e celebraria a sua festa, anualmente, de 15 a 25 de dezembro, com um novenário, fogos e festejos.

Como tendo conseguido alcançar a graça, Caboclo Manoel saiu pelas redondeza pedindo esmolas e levantando fundos para a construção que foi imediatamente iniciada. Após construída a pequena capela logo surgiram em volta residências e prédios comerciais que hoje formam o centro de Triunfo.
A Igreja Matriz do Menino Deus passou por várias reformas e é hoje uma das mais belas do Sertão paraibano. A festa do Menino Deus é mantida tradicionalmente há mais de cem anos e atrai visitantes de toda a região que aqui vem para, juntamente com a população local pagar suas promessas, com vestimentas cor de rosa, assim como é vestida tradicionalmente a Imagem do Menino Deus, vinda de Roma, no inicio do século passado.

Dentre os rituais que caracterizam a festa do Padroeiro, há a apresentação durante as nove noites de novena, de músicos, que adentram a Igreja conduzindo a “Procissão do Ramo”.

A partir da década de 1950, incorporou-se a esse ritual a participação da Banda Cabaçal. Trata-se de manifestação artística de caráter popular trazida por remanescente de um quilombo de Pombal, que no ano de 1951, por questões ligadas a conflitos envolvendo a propriedade da terra, migraram para o Triunfo e aqui chegaram em número de 40 pessoas, e que ficaram conhecidos na localidade como os negros dos 40.
Esse fato é de grande importância para a história de Triunfo porque a incorporação desse povo à vida da comunidade veio acrescentar valores de ordem cultural, econômica, social e humana.

radarpb.net

About Unknown

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.