A população da cidade de Diamante (PB) vem sofrendo com a falta d’água desde a última segunda-feira (19), quando o leito do Rio Piancó, principal fonte de captação para o abastecimento geral, secou.
Como medida paliativa, populares vem driblando a cara da sede utilizando pequenas coletas d’água em dois poços artesianos, sendo um de iniciativa privada e outro que está instalado nas dependências de uma Unidade de Saúde, além de cacimbas na areia do rio e até mesmo coletando no açude Queiroz, que tem a sua água poluída.
Em contato com o Coordenador da Cagepa, Idelfonso Lucas, na noite desta sexta-feira (23), o portal DiamanteOnline recebeu a informação que foi preciso aumentar a vazão da comporta do Açude Couro da Vaca, na Vila Vazante, para que a água possa chegar até o poço de captação o mais rápido possível, e segundo a informação, deve chegar até a manhã deste sábado (24).
Idelfonso disse que representantes da AESA não queriam aumentar a lâmina d’água, precavendo o desperdício, porém ele informou que era caso extremo e a medida foi aceita. “Assim que a água chegar no poço de captação, irei ligar para um responsável pela comporta para fazer a diminuição da vazão, assim ficará apenas com 100 litros por segundo, que é o suficiente para manter a cidade abastecida”, comentou o Coordenador.
Do DiamanteOnline
0 comentários:
Postar um comentário