Durante todo o mês de
outubro, os profissionais da Secretaria de Saúde de Matureia
desenvolveram campanha de conscientização contra o Câncer de mama em
mulheres e também em homens. O “outubro rosa” foi marcado pela
mobilização de pacientes para a prevenção da doença. No dia D da
campanha, foram prestados serviços como distribuição de informativos,
testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e encaminhamento para o
exame preventivo.
Agora é a vez de
intensificar as ações em prol da saúde dos homens. O “Novembro Azul” é o
mês em que as equipes de saúde voltam sua atenção à campanha de
conscientização contra o Câncer de Próstata. Homens a partir dos 40 anos
já devem passar a realizar regularmente o exame preventivo.
Segunda causa de morte
em homens no Brasil, o câncer de próstata, teve 60 mil novos casos
registrados somente este ano. Seu tratamento evoluiu muito nos últimos
anos, no entanto, não se tem resultados satisfatórios, principalmente
por ser realizado em estágios avançados, impossibilitando uma cura
completa. Geralmente o diagnóstico tardio da doença é motivado pelo medo
e a vergonha na realização do exame de toque retal.
A próstata é uma
glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do
abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa
logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
No Brasil, o câncer de
próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer
de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum
no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do
total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior
nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento (Instituto Nacional do Câncer-INCA).
0 comentários:
Postar um comentário