A Secretaria de Saúde de Sousa promoveu na manhã desta quarta-feira (20/05) uma caminhada alusiva à semana de luta antimanicomial com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS. A caminhada com os usuários e seus familiares teve inicio na Secretaria de Saúde, percorreu a via central da cidade com destino final no Paço Municipal, onde foi realizado palestra, debates sobre a luta antimanicomial.
O CAPS tem uma proposta diferenciada no apoio aos pacientes com transtornos mentais. Além de oferecer assistência multidisciplinar (com psicólogo, assistente social, psiquiatra e enfermeiro), oferece atendimento individual, em grupo e com as famílias, além de ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades socioculturais e esportivas. O objetivo é promover a inclusão dos pacientes na família e na sociedade.
O Movimento Antimanicomial
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema único de Saúde- (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvida na Itália nos anos 60.
Como processo decorrente deste movimento, tempos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos. A Lei também dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais.
Fonte: Decom
0 comentários:
Postar um comentário